A REFORMA E A INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

8 de outubro de 2017
martin_lutero

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos” – Dt 6. 6-7b

A reforma protestante teve um papel importante na formação da educação mundial. Quando do momento em que Martinho Lutero prega as 95 teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, ele iniciou uma revolução na educação. Um homem importante nesse processo da Reforma Protestante foi João Calvino que no ano de 1541 assumiu o governo da cidade de Genebra.

A visão do reformador francês era torná-la uma cidade cristã modelo através da reorganização da Igreja, de um ministério bem preparado, de leis que expressassem uma ética bíblica e de um sistema educacional completo e gratuito. As bases educacionais para Calvino eram para todos, independentemente da idade, sexo ou riqueza. Ele tinha uma convicção profunda de que a verdadeira religião e a educação estão inseparavelmente associadas. Dessa forma ele promovia não apenas uma religião pura, mas também o bem-estar público.

A educação pública era disponível para todas as crianças desde a mais tenra idade, sem respeito a gênero ou riqueza. Ele tinha uma visão otimista sobre o potencial educacional das crianças. Calvino foi basicamente o pai da educação pública gratuita, sendo um dos primeiros a educar as meninas. Cada criança era para ser vista como um presente de Deus, que devia ser desenvolvido e administrado para a glória de Deus. Ele insistiu que a educação deve começar com a formação em casa, motivando a sua paixão para desenvolver pais e mães cristãos que iriam confirmar as aulas da escola em casa. Os pais são os primeiros pastores dos filhos tanto em palavras, quanto na hora de inculcar na mente dos filhos “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. ” (Dt 6. 4-7).

Os pais devem ser os melhores modelos de vida para seus filhos, com exemplo de atos e a coerência entre fé e práxis. Os valores que não poderão ser apagados da vida do ser humano são recebidos no seio da família. Os membros da família cristã devem então levar para o mundo os valores do reino de Deus através da justiça, equidade, solidariedade, respeito e atos que demonstram a sempre boa, perfeita e justa vontade de Deus. Cabe assim à família ser a formadora de homens e mulheres dispostos a servir ao reino, e a formação dos membros da família deve influenciar e impactar o mundo através do amor gratuito e generoso de Cristo que reina nela. A revolução educacional de Calvino em Genebra reverberou muito além das muralhas da cidade e continuou a influenciar a educação das crianças durante anos mais tarde.

O modelo implantado por Calvino trouxe remédio e cura para a sociedade medieval de sua época contaminada por tantos dejetos sociais. Hoje podemos também realizar esse mesmo movimento, com famílias que exercitem o aprendizado dos princípios do evangelho, aplicando-os na vida social, onde cada membro deverá ser um vetor de transformação para os desajustes da sociedade contemporânea.

No Brasil dos dias atuais, as nossas crianças têm sofrido todo tipo de pressão na formação de seu caráter através de filmes, exposições, desenhos, pressões do estado entre outros que possamos recorrer ao exemplo e a coragem de Calvino, nos levantando como pais em defesa e na proteção dos nossos pequeninos, não abrindo mão do direito de educá-los por princípios cristãos. Que você pai não deixe de exercer o seu poder de escolha e contribua para o caráter do seu filho segundo a vontade de Cristo.

(Baseado no texto da monografia Educação Cristã e sua importância na construção da família: A educação cristã e seu papel na construção social em Genebra – autor Clayton Martins Azevedo)