ENFRENTANDO O MEDO!

3 de dezembro de 2017

Genesis 21:17 “… Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está.”

Um dos vários aspectos do passar por dificuldades é o medo que se apodera de nós quando confrontados. O medo nos paralisa nos imobiliza e faz com que nosso problema se torne maior; nossa imaginação, nossos sentimentos pregam peças; perdemos o

controle do nosso corpo. O medo está dentro da gente fazendo-nos ouvir, ver e sentir coisas que não existem. Começamos a achar que Deus nos abandonou. O que fazer em relação ao medo então? Temos que enfrentá-lo! Mas, de que forma? Com base no texto de Gênesis 21:9-17 gostaria de tirar algumas lições de como enfrentar o medo.

 

Creia que Deus está contigo;

Provérbios 3:25-26 Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.

 

Principalmente nos momentos de medo e dificuldade, Deus está conosco, não se esqueceu de seus filhos e está agindo por eles. Todos os textos que usamos no início dizem que Deus está conosco, para que não temamos. Deus disse a Agar; o que você tem? Eu to contigo, estou ouvindo a sua voz o seu clamor, sei exatamente onde você está e o que está acontecendo. Aquela ilustração tão conhecida sobre uma pessoa que teve a percepção de que Deus estava com ela continuamente, pois imaginava como se estivesse andando por uma praia de areia brancas e podia ver dois pares de passos quando olhava para trás. Quando os problemas e o medo vieram, ele olha para trás e vê apenas um par de passos então começa a questionar a Deus perguntando onde Ele estava quando tinha passado por tribulações; então Deus lhe diz: enquanto você passava por tribulações, eu te carregava em meus braços.

 

Levante-se e lute;

Gênesis 21:18  Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.

 

Pare de sentir pena de si mesmo, levante-se e lute! O medo te dominou, faça algo para sair desta paralisia que o medo proporciona. O Senhor abriu os olhos de Agar, mostrou o poço, mas não encheu a vasilha de água dela; quem teve que fazer isso foi ela. Nós temos as promessas, a misericórdia, a força, o poder de Deus sobre nós e não fazemos uso de nem metade de todo este asernal. Agarre-se em todas estas maravilhosas promessas que o Senhor está te dando e faça algo. Levante-se de madrugada para orar por seu problema, reaja, lute, saia do comodismo. Outra ilustração conhecida é de uma pessoa que tinha uma casa em uma montanha. Havia uma linda paisagem a ser admirada, porém, ele não podia vê-la porque tinha uma pedra gigantesca na frente da sua janela. Então, essa pessoa resolveu orar. E disse: Senhor a sua palavra diz que se eu orasse com fé poderia mandar que uma montanha se levantasse e fosse lançada ao mar e assim aconteceria, então, tira essa pedra da frente

da minha janela pra que eu possa contemplar as suas maravilhas. Foi até a janela e a pedra ainda estava lá. Então ele disse: sabia que nada ia acontecer. O que você pode fazer para retirar a sua pedra? Não fique apenas esperando as coisas caírem do céu porque o Senhor quer abençoar as obras das suas mãos. Quero deixar contigo o texto de Isaías 41:10 que diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”