ESTAMOS EM OBRAS!!!

16 de julho de 2017
1607

 “…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,

prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. – Filipenses 3:14

 Esse é o tema da Conferência de Homens desta semana. Mas, O que significa dizer que estamos em obras? Para respondermos essa pergunta podemos nos basear na afirmação do Apóstolo Paulo, que diz em Filipenses 3:12-14 “ Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

Essa declaração de Paulo nos faz refletir que: a) Ninguém está pronto! Todos estamos em construção; b) Ninguém é perfeito! c) Temos muito a aprender! d) Precisamos crescer como seres humanos, amadurecer como cristãos.

Mas, para que a construção da nossa vida continue é preciso entender alguns princípios. O primeiro princípio é que muitas vezes é preciso bagunçar antes de arrumar! Por exemplo, quando uma gaveta de roupas está muito desarrumada, normalmente, precisamos tirar tudo do lugar, para pôr no lugar corretamente, e na vida também é assim: para arrumar precisamos colocar algumas coisas fora do lugar. E essa não é uma tarefa fácil, pois aqueles que estão acomodados dirão: ”Deixe como está! Vai dar trabalho! Outro dia eu vejo isso!” Por exemplo, quando o marido está tentando evitar uma conversa com a esposa, porque a magoou. Porém não discutir a questão, não irá resolver o problema. Infelizmente, contrariando o ditado popular, nem sempre o tempo cura todas as dores. A dor fica lá escondida, camuflada, mas ela sempre volta. Assim, terá que bagunçar um pouco mais antes de arrumar a relação matrimonial.

O segundo princípio é que às vezes é preciso quebrar para recomeçar certo. Somente um retoque não resolve em alguns casos, aquela “pintura” tem que ser retirada, raspada, a fim de que a nova fique boa. Há situações em que a única solução é demolir, para depois recomeçar a construção. Acontecem circunstâncias que não podem ser remediadas, simplesmente elas precisam deixar de existir. É necessário que sejam feitas mudanças profundas e radicais para que o resultado seja satisfatório e eficaz. Como no caso daquele filho que começa a mentir a seus pais e já nem consegue distinguir a verdade da mentira. Para reconstruir a confiança é preciso destruir essa mentira. Há momentos que somente a demolição resolverá o problema.

O terceiro princípio é que se estamos “em obras” é porque algo novo vem por aí. Mas, tem um porém, se você quer experimentar o novo precisa estar disposto a enfrentar a transição, passar pelas mudanças, e que embora positivas, algumas vezes trazem desconforto. Precisa passar pelo período de obras e todos os seus inconvenientes. E tudo que está em obras muda com o tempo, só não muda se estiver paralisada. A vida sempre reserva períodos de mudança, algumas positivas e outras negativas, mas inevitavelmente as mudanças virão. Você precisa aprender logo para sofrer menos. E quem está em construção (todos estamos) precisa estar disposto e preparado para enfrentar as mudanças.

Sendo assim…Prepare-se! A obra continua! E o construtor (Deus) quer transformar sua vida numa casa abençoada e vitoriosa, onde Ele poderá habitar e conceder paz e felicidade verdadeiras. Boa construção pra você!!! Porque nessa construção da vida Você e Deus trabalham.