FORTIFICA-TE NA GRAÇA

23 de outubro de 2016
fortificate

“Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” – 2 Tm 2:1

Em nossa caminhada cristã, podemos ver Deus colocando pessoas certas, pessoas especiais em nossas vidas. Basta pararmos e trazermos a memória situações, circunstâncias que passamos ou estamos passando, e nos lembraremos de irmãos e irmãs que estiveram, estão ao nosso lado nos fortalecendo na fé, nos trazendo palavras de consolo e esperança.

Timóteo é um exemplo bíblico que temos dessa ação de Deus em favor do homem, em favor da mulher. Deus enviou o Apóstolo Paulo para ser um instrumento de benção, de graça, na vida de Timóteo. Dando a ele orientações, conselhos, apoio, força para lhe ajudar a enfrentar os desafios, as incertezas os dilemas da vida da caminhada cristã.

Paulo, sendo um grande amigo, irmão, pai na fé de Timóteo lhe passa um conselho muito importante: “Fortifica-te na graça”. O conselho era para que Timóteo se revigora-se, obtivesse energia, adquire-se força. Uma força que não se acaba, mas que se renova sempre, ela é permanente porque procede de Deus. Paulo fala como podemos ter forças revigoradas na graça de Deus.

Não podemos baixar a guarda. “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou”. 2 Tm 2:4 . Nós precisamos ter uma dedicação total na vida cristã. Como um soldado que não faz aquilo que quer, aquilo que tem vontade ou o que vem à cabeça, mas obedece ao seu comandante, nós devemos obediência total ao nosso Deus.

 

 Em algumas situações, circunstâncias da vida que nos faltam força, graça é porque tem nos faltado obediência a Deus. A nossa guarda fica baixa, e passamos a acatar as ordens do mundo, da carne e de Satanás. Paulo afirma: “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”. Ef 6:16. Se nós queremos ter a graça de Deus em nossas vidas, precisamos obedecer, nos submeter a aquele que nos regimentou, Deus.

Devemos seguir as normas. “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”. 2 Tm 2:5. Treinamento, dedicação, disposição, renúncias, são fatores importantes na vida de um atleta. Para vencer, o aleta precisa estar preparado, treinado, qualificado para competir. Ele deve conhecer bem as normas, as regras do esporte.

Não se tem campeões, sem uma comissão técnica de ponta, sem um excelente treinador. Alguém que sabe tudo da modalidade. Atletas vencedores só foram campeões porque foram preparados, foram treinados, e seguiram as normas. Nós temos a melhor comissão técnica, o melhor treinador do mundo: O Deus Trino. Deus Pai, Deus Filho, Deus Espirito Santo.

É por isso que quando nós nos desanimamos, nos cansamos, diante dos obstáculos, das barreiras que se colocam a nossa frente, o nosso Treinador nos pega pela mão, e nos faz continuar, Ele está ao nosso lado, Jesus Cristo não desiste de nós, Ele nos faz vencedores e vencedoras. “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Rm 8:37. Queremos ser fortalecidos pela graça de Deus? Precisamos ser obedientes em tudo aquilo que Deus, através da sua Palavra tem colocado diante de

 nós como norma, regra infalível de fé e de pratica.

Precisamos trabalhar. “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos”. 2 Tm 2:6. O lavrador sabe, aquilo que ele plantar irá colher. Paulo ao citar esse exemplo para Timóteo, mostra que o trabalho no Senhor não é em vão. Ele seria participante da colheita, ele seria abençoado, receberia a recompensa, em estar plantando o Evangelho de Jesus Cristo na vida, nos corações das pessoas, e vendo o resultado de uma colheita de homens e mulheres para o Reino de Deus.

Nós somos fortalecidos pela graça de Jesus Cristo quando nos tornamos trabalhadores, trabalhadoras em sua seara, vendo pessoas sendo salvas pelo poder do Evangelho de Jesus Cristo. Paulo escrevendo aos Gálatas diz: “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna”. Gálatas 6:8.

Somos fortalecidos pela graça de Deus, quando obedecemos, quando temos a Palavra de Deus como nossa regra de fé e prática, quando proclamamos as boas novas da salvação que há em Jesus Cristo.