Gessé e Iolanda, África do Sul

Gessé Almeida Rios nasceu em Mairi/BA em 18 de setembro de 1961. É casado com Iolanda Alves de Souza Rios (nasceu em Jataí/GO em 22/05/1962) e são pais de três filhos: Guilherme Alves de Souza Rios (05/11/89), Philipe Alves de Souza Rios (22/03/91) e Leonardo Alves de Souza Rios (07/06/93).

Gessé já nasceu num lar cristão e sempre desfrutou da vida cristã em família. Seus pais cumpriram seu papel ao lhe fornecer a Palavra de Deus. No entanto, sua consciência de necessidade de entrega pessoal ao Senhor e publicamente professar a sua fé em Cristo Jesus como único Salvador deu-se em 1979 por ocasião de uma conferência com o Rev. Josafá Vasconcelos.

Tem formação secular voltada para a área contábil e sua formação ministerial deu-se inicialmente no Instituto Bíblico do Norte (IBN) em Garanhuns – PE, entre os anos de 1982 e 1984. Em seguida cursou “Teologia no Seminário Presbiteriano do Norte (SPN)” em Recife – PE com Licenciatura Plena em Educação Religiosa pelo Seminário Teológico Evangélico do Nordeste (STEN), ambos entre os anos de 1985 e 1988.

Entre os anos de 1999 e 2001 cursou Mestrado em Teologia Pastoral com especialização em Missiologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPPGAJ) da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Fez outros cursos de curta duração na área da missiologia na África do Sul e Estados Unidos.

Atuação no Campo:

Entre janeiro de 1989 e dezembro de 1994 exerceu o ministério pastoral no Presbitério de Campo Formoso, Sínodo Oeste da Bahia, mais precisamente na cidade de Senhor do Bonfim;

Em 1994 foi recebido como missionário da JME/IPB (antiga APMT) para o trabalho na África. O ano de 1995 foi um ano preparatório para o trabalho transcultural. Preparação que incluiu um curso de Linguística e Missiologia na ALEM/SIL em Brasília e uma escola de orientação missionária em Pearl River, NY.

Começaram o trabalho na cidade da Beira em Moçambique no início de março de 1996. Ali atuaram junto à Igreja Presbiteriana de Moçambique e como professor no curso de teologia do Instituto Bíblico da província de Sofala (IBS). Por motivo de agravamento da saúde na família retornaram ao Brasil em dezembro de 1997 para tratamento e reciclagem.

Retornaram à África após quatro anos no Brasil em tratamento médico na família e um curso de especialização em missões pelo CPPAJ/Mackenzie.

Atualmente residem na Cidade do Cabo, África do Sul, desde fevereiro de 2002. O seu trabalho consiste na direção da Base da APMT para a região Sul do continente africano cujas atribuições são:

Cuidado da parceria missionária entre APMT e Kenilworth Community Presbyterian Chruch – KCPC (Igreja Presbiteriana da Comunidade do Kenilworth), servindo na sua liderança e acompanhando seu trabalho entre povos refugiados na Cidade do Cabo.

Acompanhamento da parceria entre APMT e South African Language Academy – SALA (Academia Sul africana de Línguas);

Recebimento, orientação e cuidado pastoral dos novos missionários da APMT em processo de aquisição da língua inglesa na Cidade do Cabo;

Acompanhamento e orientação a missionários e projetos nos países abrangidos pela Base;

Exploração de oportunidades para novas parcerias missionárias nos países da referida região.

Gessé 1 Gessé 2  Gessé e Iolanda 3 Gessé e Iolanda 4 Gessé e Iolanda 5 Gessé e Iolanda 6