IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL 114 ANOS INVESTINDO EM MISSÕES

29 de julho de 2017
114-ANOS

“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” Atos 2:46-47

Neste 31 de julho a IPIB completa 114 anos. Você sabe como se deu o avanço missionário da nossa igreja no Brasil? Permita-me fazer um breve relato histórico a este respeito.

No dia lº de agosto de 1903 organizou-se oficialmente a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, tendo sido arrolados como membros fundadores sete ministros e um mês depois quinze presbíteros.

Os trabalhos iniciaram-se com grande entusiasmo: aprovou-se o Plano de Missões Presbiteriais, tendo como tesoureiro o rev. Otoniel Mota. Cinco meses depois os relatórios registravam 100 profissões de fé e 2.600 adesões.

Em janeiro de 1906 era este o balanço geral: 39 igrejas, 15 congregações, 11 ministros, 3.350 membros professos e 3.092 menores.

O antigo Plano de Missões Presbiteriais passou a denominar-se Comissão das Missões Nacionais, centralizando toda a administração da Igreja, cujo presidente foi o rev. Eduardo Carlos Pereira, desde 1903 até 1922.

1922 foi o ano das modificações, com a criação de seis Comissões Permanentes: educação, beneficência, publicações, relações eclesiásticas, trabalho leigo e missões nacionais.

Em 1954 a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil era um organismo cujo trabalho estendia-se do Amazonas até Santa Catarina, de São Paulo ao Mato Grosso. Ela cresceu de 7 pastores e 14 igrejas para 114 pastores, 176 igrejas, cinco Presbitérios e cerca de 22.000 membros comungantes, além de 21.000 menores.

Nos vinte e cinco anos que se seguiram, a Igreja sofreu alterações administrativas necessárias devido ao seu grande e constante desenvolvimento.

A Igreja nacional nos seus 80 anos (1983) chegou a cerca de 370 pastores, 350 igrejas, 50.000 membros comungantes, 20.000 menores, 28 Presbitérios, 7 Sínodos e o Supremo Concilio.¹

Hoje somos mais de 550 igrejas e congregações e cerca de 95.000 membros.² Esta é a grande seara presbiteriana independente, que teve seu início em 1903, com um grupo de homens valorosos e comprometidos com o IDE.

Ainda temos muito a fazer! No ultimo censo de 2010, as estatísticas sobre religião apontam que 22,21% da população brasileira se declara evangélica.³ Em tese, isto quer dizer que 77,79% dos brasileiros não tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo. Esses brasileiros não alcançados podem estar dentro da sua própria casa, ou então, fazer parte da sua equipe de trabalho, da sua sala de aula, ou quem sabe, da vizinhança onde você mora. Na verdade, eles estão em todos os lugares. Sedentos, famintos, pobres, cegos e nus.

Necessitam beber da água viva e se a alimentar do pão da vida que é Jesus. Esses pobres e desvalidos também precisam encontrar o tesouro perdido (salvação), precisam ter as escamas da cegueira espiritual removidas de seus olhos, a vergonha da nudez espiritual precisa ser coberta por vestes de justiça e santidade.

Encontram-se perdidos na escuridão, sem rumo, sem vida e sem esperança. Estão desesperados como ovelhas que não tem pastor. Precisam que os discípulos a quem Cristo enviou ao mundo, os tomem pela mão e os levem ate a Sua presença.

Você e eu somos os discípulos de Cristo nesta geração, nossa missão é pregar o Evangelho a todas as pessoas, anunciando-lhes que foram amadas por Deus e salvas pelo seu Filho (Jesus).

Vamos unir nossos dons, talentos e recursos em prol da missão, e continuar escrevendo a história da nossa igreja com entusiasmo e dedicação, até a vinda do nosso Salvador!

¹Disponível em: <http://www.ipib.org/2-uncategorised/1061-umpi-jovens>

²Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Presbiteriana_Independente_do_Brasil>

³Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=3&idnoticia=2170&busca=1&t =censo-2010-numero-catolicos-cai-aumenta-evangelicos-espiritas-sem-religiao>