O BOM SAMARITANO

5 de fevereiro de 2017
bom-samaritano

Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá” – Lucas 10:28

 Quero apresentar esta parábola tão conhecida para podermos refletir um pouco sobre amarmos e nos preocuparmos com as pessoas que estão ao nosso redor. Muitas pessoas religiosas testavam Jesus para saber se Ele realmente era o Messias; em um desses casos, um doutor da lei quis testá-lo em um tema difícil que era como obter a vida eterna.

Jesus mostrou que era necessário não só conhecer os mandamentos de Deus como também vivê-los; amando a Deus e amando ao próximo. O doutor da lei para não ficar desacreditado pelas pessoas testou-o com mais uma pergunta: quem poderia ser o meu próximo?

Para responder a esta pergunta, Jesus conta que duas grandes autoridades políticas e religiosas, ao passarem pelo caminho que ia para Jericó, não deram atenção ao pobre homem que estava semimorto no chão e que apenas uma pessoa, que era tida como escória e inimiga, teve misericórdia.

Para você entender melhor esta parábola, quero lhe apresentar o contexto que levou a esta discussão:

Antes disso, Jesus tinha enviado setenta discípulos para pregar os seus ensinamentos. Eles regressaram contando às maravilhas que fizeram em seu nome e uma das ênfases que deram era que os espíritos imundos se submetiam ao nome de Jesus. No versículo 17 a 20 eles comentam sobre esse assunto. Logo em seguida, Jesus agradece ao Pai por Ele ter permitido que os discípulos tivessem esta oportunidade de ver e presenciar as maravilhas do Senhor (vs 21 a 24).

Então, o doutor da lei entra no assunto para testar a Cristo.

O fato é que em nossa caminhada cristã passaremos por muitas situações que farão com que pensemos mais profundamente o que é ser um imitador de Cristo; constantemente você estará lutando com forças demoníacas que virão contra você ou contra outras pessoas que estarão à sua volta necessitando da sua intervenção, não com o seu poder ou espiritualidade, mas com o Santo e poderoso nome de Jesus.

Também neste caminho você terá que ajudar pessoas a se erguerem; muitas vezes sendo doador da graça que elas precisam não importando o que for; mas com o coração pronto para amar.

Muitos te questionarão sobre o que você estará fazendo como questionaram Jesus, querendo lançar dúvidas no seu coração. Muitos conhecerão as verdades bíblicas, que tornarão ainda mais difícil a sua resposta.

Jesus, de forma nenhuma, quer que você desista. Mantenha-se firme, com o poder do nome de Jesus em sua boca, com seus passos seguros no caminho e com os braços abertos sempre prontos a ajudar o próximo que estiver necessitado.