O CONVITE DE JESUS

huge.4.24325

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” – Mateus 11:28

A o longo de nossas vidas, nós iremos receber muitos convites. Convites para casamentos, aniversários, confraternizações, formaturas, inaugurações, batizados, enfim, uma infinidade de eventos. É bem verdade que em outros momentos nem seremos lembrados, nossos nomes não aparecerão nas listas de convidados, seremos esquecidos, isso faz parte da vida.

Alguns convites iremos priorizar, dar total atenção, outros iremos descartar por acharmos, por entendermos que não valem a pena, não acrescentarão nada ou não teremos nenhum tipo de benefícios. Aceitamos os convites que achamos ser mais importantes, mais interessantes, mais vantajosos para nós.

O Evangelho de Jesus nos apresenta um convite muito especial feito a nós. Jesus deixa muito claro qual é a sua proposta, e o que Ele pretende através desse chamamento: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28. Nesse convite que nos é feito, Ele nos propõem que deixemos as nossas preocupações, as nossas ansiedades, os nosso temores, os nossos medos diante Dele e descansemos.

Certas cargas que carregamos em nossas vidas são relacionados com problemas familiares, afetivos, profissionais, emocionais, materiais e espirituais. Esses pesos trazem sobre nós uma sobrecarga, uma canseira, um enfado, um desgaste, que faz com que venhamos a perder a alegria, a paz, a esperança, a fé, e muitas vezes até a vontade de viver.

O convite que nos é feito por Jesus Cristo, nos traz uma proposta de alívio, de descanso, de refrigério para as nossas vidas. É algo real, verdadeiro que parte do princípio da confiança, da fé, o de colocarmos diante de Jesus todo o nosso fardo, todo o nosso peso, toda a nossa carga que está sobre nós na Sua presença.

Na verdade, é um convite para troca de cargas: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. Mateus 11:29 Jesus não está com isso dizendo que os nossos problemas seja de qual natureza for irão desaparecer, irão acabar. O que Jesus nos propõe e que andemos ao seu lado, junto dele. As cargas de nossas vidas elas se tornarão mais leves e fáceis de suportar, de carregar.

Ao aceitarmos o convite de Jesus, aprendemos que o Seu julgo não é pesado, duro, opressivo. No Salmos encontramos a seguinte expressão: “Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” Salmos 23:3. A presença do Deus Pai, do Deus Filho, do Deus Espírito Santo, juntamente com a sua Palavra em nossas vidas, tem o poder refrigerar a nossa alma, de nos aliviar de nossas sobrecargas. Teremos sabedoria vinda da parte de Deus para lidarmos com todas as situações que nos afligem.

A companhia de Jesus nos alivia das pressões, das tensões do dia a dia. E isso se resume em uma palavra: Amor. O amor de Jesus por cada um de nós. Que possamos receber com alegria, com gratidão, com fé o convite feito por Jesus diariamente, que não faz acepção de pessoas, na certeza que Ele está caminhado ao nosso lado nos aliviando das nossas sobrecargas, das nossas aflições, dos nossos problemas. Amém.