UMA COISA PEÇO AO SENHOR

15 de janeiro de 2017
pedir

““Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei (…)” Salmo 27:4

 

 Na prática pastoral ao elaborar um sermão ou uma mensagem pra ministrar à Igreja, o Pregador da Palavra de Deus utiliza algumas ferramentas para extrair do texto bíblico uma mensagem que seja significativa a vida das pessoas e faça relevância ao seu ouvinte.

Muito além do conhecimento bíblico, hermenêutico, doutrinário, além do conhecimento da língua portuguesa e das línguas em que a bíblia foi escrita originalmente, o Hebraico, Aramaico e o Grego, somos dependentes exclusivamente da soberana inspiração do Espirito Santo e movidos pela Graça Maravilhosa de Cristo para que o Sermão ministre ao coração. Na parte técnica podemos definir um sermão em pelo menos 3 tipos, o sermão expositivo, o textual e temático.

Como Equipe Ministerial, temos buscado direção do Senhor para que a Igreja sempre tenha bom alimento de nosso púlpito, trabalhando assuntos que sejam relevantes, que tragam conhecimento bíblico, que nos faça refletir sobre a pessoa de Jesus Cristo, seus ensinamentos e ministério, e que as ministrações a cada dia nos leve a amar a Palavra de Deus. Como nos diz 2ª Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.” (NVI).

Ao ler os Evangelhos percebemos que Jesus gostava de trabalhar temas com seus discípulos e ouvintes. Em seus discursos e principalmente quando falava por parábolas, utilizava de algum tema para ministrar ao coração. Lembrando que as parábolas são estilos literários compostos por estórias típicas tiradas da realidade cotidiana do ouvinte.

Neste mês de janeiro estamos trabalhando com o tema SIMPLIFIQUE, nas Celebrações de Domingo, e UMA NOVA CHANCE, nas Terças da Esperança. É uma boa oportunidade para iniciarmos o ano ouvindo a Palavra de Deus. Palavra que nos oportuniza uma nova chance, uma nova oportunidade de receber o novo de Deus em nossas vidas. E também, como podemos simplificar a vida, simplificar nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossa forma de ser e enxergar a vida.

Como nos diz o Salmista “Uma coisa peço ao Senhor”, e assim como fomos ministrados e ouvimos no início do tema SIMPLIFIQUE, uma coisa peço ao Senhor, não são muitas coisas, mas uma coisa peço ao Senhor, que o Senhor ministre ao nosso coração no mês de Janeiro e todo o ano de 2017.