Nossa História

O início da igreja

A Igreja Presbiteriana Independente de Dourados – IPID, começou oficialmente no dia 21 de julho de 1963, data em que a igreja comemora aniversário, embora, essa história tenha início antes desta data. Vale a pena voltar ao passado para conhecer um pouco do que ocorreu para a igreja chegar onde está.

O trabalho Presbiteriano Independente no então estado do Mato Grosso iniciou em 1954 na região de Dourados, no distrito de Panambi. Dona Maria Aparecida Rodrigues, conhecida como Dona Dirce e o seu marido Saul Freire, abriram as portas de sua casa para ali se reunirem com outras duas famílias para juntos, adorar a Deus, ler a bíblia e orar. Depois de algum tempo, as reuniões se tornaram mais frequentes e a reunião familiar no Panambi tornou-se oficialmente uma congregação jurisdicionada pelo presbitério do Paraná. Três vezes ao ano um pastor vinha de outro estado para dar uma palavra aos irmãos e ministrar os atos pastorais.

Passaram-se três anos, quando então foi organizada a IPI Panambi. A sede, naquele local, foi construída através de ofertas arrecadadas dos 70 membros que ali congregavam e também ajudaram a organizar três congregações: Bocajá, Proterito e Dourados.

Nesta época já ocorria simultaneamente em Dourados o encontro de algumas famílias conforme relatado pelo saudoso Sr. José Machado Coutinho, que faleceu na década de 80.

Segundo ainda narrativa do irmão Josué Soares do Nascimento membro da IPI Maranata em Campo Grande -MS, que escreveu um trabalho de pesquisa sobre a história das primeiras IPI´s do Mato Grosso do Sul, informou que contribuiu também na formação histórica da nossa igreja na década de 50 em seu sítio na Zona Rural no Distrito de Panambi a família do Sr. Antonio Soares do Nascimento que com sua esposa Sra. Matilde Tiburcia Soares e seus pais.

O primeiro culto

Em 1956, José Machado Coutinho, a esposa Dona Maria Machado Coutinho, e um grupo de irmãos, alugaram um salão. Foi o início da congregação de Dourados. Em 1958, o grupo passou a fazer as reuniões na casa do Rev. Agenor da Cunha Guedes, pastor da IPI do Panambi. Segundo Coutinho: “O primeiro culto genuinamente Presbiteriano Independente celebrado em Dourados foi em 1954. Sem querer, descobri um crente da nossa igreja por nome de Joaquim Rodrigues, morando em uma chácara na beira da cidade, pertencente a saudosa Geny Milan, nas proximidades do que hoje é conhecido como Usina Velha. Tínhamos vontade, mas não tínhamos esperança de começar tão cedo a organizar o trabalho Presbiteriano Independente. Mesmo assim combinamos de fazer um culto de nossa denominação. Convidamos o irmão Pedro Weissmam, provisionado de nossa igreja em Panambi, mas morando em Dourados. Marcamos a noite e nos reunimos três homens (contando com o dirigente), duas mulheres e quatro crianças. Eram os únicos Presbiterianos Independentes existentes em Dourados na época”.

Em 1959, os encontros passaram a ocorrer no local onde atualmente está construído o Templo, na rua dos Missionários, 805, Jardim Caramuru.

No dia 21 de julho de 1963, com 58 membros maiores, e 75 membros menores, foi organizado o pedido como igreja da Congregação de Dourados ao presbitério de Maringá, e teve como primeiro pastor o Rev. Geraldo Camargo.

O início da congregação 

 

Somente em 1989, iniciou-se a construção do primeiro prédio, que hoje denominamos de salão social, sendo concluída no ano seguinte. Neste mesmo ano iniciaram as celebrações neste prédio e também a construção das salas laterais para a Escola Bíblica Dominical - EBD. No ano de 1991 a pedra fundamental foi lançada, e se iniciou a construção do Templo Sede. A obra foi concluída em 1996.

Espaço Esperança

O culto chamado de “Terça da Esperança”, começou em março de 1998, quando ainda não existia o Espaço Esperança. A ideia surgiu a partir da programação da 1ª IPI de Londrina e foi adaptada à realidade local.

Em 2003, foi alugado o galpão, onde foram feitas adequações para se tornar o local chamado “Espaço Esperança”, localizado na Av. Weimar Gonçalves Torres, nº 3929, mas foi em fevereiro de 2004 que a IPID migrou as celebrações para aquele local.

O Novo Espaço Esperança

Já em 2010 a igreja adquiriu uma propriedade urbana com uma área de aproximadamente 42 mil metros², onde está sendo construído o “NOVO ESPAÇO”.

A IPID celebra em julho deste ano de 2021, seu aniversário de 58 anos. Atualmente conta com quase 2.900 membros, e tem como pastor titular o Rev. Edson Augusto Rios, há vinte e oito anos à frente da igreja.