ESCOLHIDOS PARA SERVIR

“Escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço” – Atos 6:3

No dia 09 de julho comemora-se o Dia do Diácono e Diaconisa e da Ação Social da Igreja Presbiteriana Independente. O termo Diácono vem da língua Grega e significa “servo” ou “ajudante”. Na bíblia, encontramos a oficialização do ministério diaconal no livro dos Atos dos Apóstolos 6:1-7, “Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. (…) Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram (…) escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço.(…)”. Foi necessário escolher alguns homens dentre os irmãos da comunidade para cuidar da distribuição diária de alimentos para as viúvas que estavam sendo esquecidas. Foi então, que os discípulos, conduzidos por Deus, escolheram sete homens para o ministério de servir as mesas.

Os apóstolos estabeleceram alguns requisitos necessários para aqueles que fossem eleitos, os quais deveriam ser pessoas de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria. Será que ao olharmos para o corpo diaconal da nossa igreja enxergamos tais características? Eu creio que sim! Deus tem escolhido, chamado e vocacionado homens e mulheres da nossa comunidade para este ministério. Irmãos e irmãs que dizem sim ao chamado de Deus, que estão prontos para serem servos, que estão dispostos a servir, que caminha na contramão de uma sociedade individualista e que prega a competição ao invés da cooperação, o egoísmo ao invés do altruísmo. Deus tem levantado homens e mulheres que entenderam o verdadeiro significado da palavra amor e com seus atos transmitem vida, alegria e amor.

P a r a o ofício diaconal, é preciso ter chamado. É preciso ter o coração movido de compaixão para com o próximo. É preciso lavar os pés sujos e empoeirados dos outros. É preciso compreender o significado da cruz (submissão) e da toalha (serviço). É preciso viver com diligência os ensinamentos de Cristo e acreditar nas palavras de Jesus: “Quando o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. (Mateus 25:40)

Na IPI de Dourados o Ministério de Ação Social e Diaconia (MASD) é constituído por 24 diáconos e diaconisas oficiais (eleitos pela Igreja) e 33 diáconos e diaconisas voluntários, todos servem ao Senhor com alegria e amor. Neste dia 09 de julho parabenizamos os Diáconos e Diaconisas pelo seu dia e rogamos que o nosso Deus continue inspirando cada um de vocês neste ministério, contribuindo com a expansão do Seu Reino para a glória do Senhor Jesus!