PORQUE ESTUDAR É PRECISO

26 de abril de 2017
bible

 “o meu povo sofre por falta de conhecimento” – Os 4:6

A Educação Teológica da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) tem se adequado às novas tendências do ensino, preocupando-se inclusive com as pessoas que sempre nutriram o desejo de aprender mais de Deus e que não podiam acompanhar um curso presencial oferecido na cidade de São Paulo/SP. Dentro dessa nova realidade, iniciou-se em 2016 o Curso Teológico – EAD, da Fundação Eduardo Carlos Pereira sobre a gestão da IPIB, que até então ocorre na modalidade “Livre”, mas que está em processo de reconhecimento e validação pelo MEC.

E, iniciado o curso teológico, a surpresa que dos 35 polos do Brasil, o de Dourados/ MS, sediado em nossa igreja é o maior em número de estudantes. Algo que traz muita alegria e costumeira responsabilidade, mas que por outro lado revela o interesse de nossos irmãos em se aprofundar no mundo da Teologia. Dentre os mais variados motivos, como alguns almejando o pastoreio, outros para buscar melhores ferramentas, usando-as no ministério ou mesmo para saber mais de Deus e de suas coisas de uma forma mais consistente.

Como que uma unanimidade, é notório os desafios que o estudante de teologia enfrenta, primeiro o conciliar das mais variadas tarefas e compromissos com as atividades do curso, que muito embora estejamos tratando do Ensino à Distância (EAD), é ledo engano pensar que é mais leve que o presencial, e depois porque tem as novas descobertas, que trazem naturais inquietações, que no final só redundam em um único ponto, se Deus não fosse o Senhor da história seria impossível que a verdade do evangelho chegasse até nossos dias.

Diante de todo este novo cenário, nossa igreja local não tem medido esforços para apoiar os seminaristas, designando pastores para acompanhamento e orientações, cuidando da logística que envolve as provas presenciais, sempre solícita aos pedidos e anseios do curso teológico, certamente semeando no reino demonstrando amor e preocupação não apenas com a formação mas com as vidas que lhe são confiadas.

Em meio a um universo tão novo e desafiador, nos resta lembrar para os que estão neste processo valendo-se da forma como falou Paulo à Igreja em Efésios 6:10: “sede fortalecidos no Senhor e na força de seu poder”.

Quanto aos demais, destaca-se a revelação do profeta Oséias (4:6), que por vezes temos sofrido desnecessariamente pois, antes de tudo carecemos de saber o que Deus tem para cada um de nós. Se estamos andando simplesmente conforme a nossa vontade ou buscando alinhamento com a vontade d´Ele, e não há nada melhor para saber o que o Pai quer de nossas vidas senão buscando em sua Palavra, assim como nos ensina o Salmista (1:4), apontando ao bem-aventurado que encontra o seu prazer na lei do Senhor e meditando nela de dia e de noite colherá fruto e tudo que fizer será bem-sucedido.

Percebemos que, em meio as nossas aflições e problemas, é necessário parar e buscar saber se estamos nos amoldando à vontade de Deus ou se preferimos o prevalecer de nosso entendimento. Bem, se a última decisão for nossa escolha caberá também as consequências, agora, se queremos ouvir de Deus, entenderemos que estudar é preciso.

Se como muitos você tem curiosidade de saber mais sobre o ensino teológico oferecido por nossa denominação procure a Equipe Pastoral para mais informações.